[Portugal] Postgis

Sandra Lopes sandramnlopes at gmail.com
Tue Dec 21 11:42:39 EST 2010

Boa tarde

Até agora trabalhava com software ESRI e passei a utilizar o PostGIS.
Ainda estou a dar os primeiros passos e deparo-me com alguns problemas.
Gostaria de obter alguma ajuda e sugestões da sua melhor utilização.

O objectivo é ter uma base de dados geográficos em PostGIS e que o gabinete
de SIG (com vários utilizadores) utilize como aplicação desktop o QGIS.

O primeiro problema é como implementar numa base de dados PostGIS o
correspondente aos Domínios de um campo em ArcGIS. Isto é, como definir que
o preenchimento de um campo (por ex. tipo) seja de entre uma lista de opções
(por ex. A, B, C). Utilizo o CREATE DOMAIN? Ou o CREATE TYPE tipo AS ENUM
('A, 'B', 'C')?
Ainda pensei noutra opção, que é criar uma tabela com o domínio do campo e
criar uma constrição de modo a "obrigar" a que o campo seja preenchido com
base nessa tabela.

Depois surge um outro problema, quando se edita o campo em questão no QGIS o
utilizador não tem acesso à lista de opções. Como contornar isso?
Dos diversos teste que fiz a maneira que arranjei de contornar isso foi no
QGIS definir para esse layer que o campo tipo utilize o widget Mapa de
Valor. É esta a melhor opção? Existem outras?
E isto leva-me ao problema seguinte, em que nesse caso é necessário salvar
essa configuração num ficheiro qml, e sempre que qualquer utilizador do
gabinete necessite dos dados geográficos ter que carregar o qml.

Desde já agradeço a atenção que me será dispensada

Sandra Lopes