[Portugal] Postgis

Giovanni Manghi giovanni.manghi at gmail.com
Tue Dec 21 12:21:39 EST 2010

Viva,

> Depois surge um outro problema, quando se edita o campo em questão no QGIS o
> utilizador não tem acesso à lista de opções.

parece-me normal

> Como contornar isso?
> Dos diversos teste que fiz a maneira que arranjei de contornar isso foi no
> QGIS definir para esse layer que o campo tipo utilize o widget Mapa de
> Valor. É esta a melhor opção? Existem outras?

é com certeza a forma mais directa. QGIS suporta também os formulários
personalizados

http://linfiniti.com/2009/11/creating-dynamic-forms-a-new-feature-headed-for-qgis-1-4/

com os quais se podem construir mascaras de introdução dos dados
alfanuméricos como por exemplo no MS Access ou OO Base.

> E isto leva-me ao problema seguinte, em que nesse caso é necessário salvar
> essa configuração num ficheiro qml, e sempre que qualquer utilizador do
> gabinete necessite dos dados geográficos ter que carregar o qml.

É normal também. Os "edit widgtes" são uma feature própria de (um
projecto) QGIS e é portanto necessário guardar estas definições em um
ficheiro de estilo (.qml) ou em um projecto QGIS (.qgs).

Com certeza que seria muito útil ter a possibilidade de criar um
"ficheiro de estilo" que inclui também a definição do datasource
(poderia ser até uma shapefile em uma pasta de rede partilhada) e que
possa ser aberto directamente pelo QGIS (exemplo: um novo item no menu
"file" chamado "open styled layer..."). Desta forma seria possível para
os utilizadores carregar automaticamente layers com toda uma serie de
propriedades (simbologia, widgtes, etc.).

Esta "feature" ainda não existe mas poderia ser implementada com um
esforço econômico muito limitado.

Se alguém estiver interessado diga alguma coisa.

--
Giovanni Manghi
Faunalia.pt

Web: http://www.faunalia.pt