[Portugal] Integração WFS com FLEX - Procura de Peritos‏

Jack In A Box jackinabox_666 at hotmail.com
Mon Feb 1 10:16:27 EST 2010

Boas Tardes,

Gostaríamos de reunir expertise na
área do SIG Open Source para obter umas linhas orientadoras ou mesmo para uma
colaboração num projecto de implementação.

De momento não
posso revelar detalhes sobre a natureza do projecto mas penso que posso
discutir abertamente a solução técnica envolvida. Como mencionei antes, estou a
trabalhar num projecto de implementação que visa integrar uma base SIG, via
protocolo WFS, com um interface gráfico interactivo baseado em Flash / Flex
(agora Flash Builder 4).

De momento
possuímos os seguintes conteúdos:

- Ortofotomapas
em formato TIFF world file (TFW) aprox 35GB

- Cartografia
vectorial que irá gerar um Shapefile com aproximadamente
1GB, a partir de Autocad DWG/DWF.

A cartografia vectorial integra uma geodatabase com conteúdos associados (fotos, textos,
descrições associadas aos polignos: aprox 35GB)

A minha questão inicial é saber ao certo qual é actualmente a melhor estrutura
de software SIG open source a nível de servidor para integração com o Flash. O
objectivo final é a possibilidade de selecção de polignos na cartografia
vectorial para interacção directamente no interface Flash. O segundo objectivo
é a disponibilização e boa performance desta plataforma perante um elevado
número de utilizadores.

A segunda questão
é, sabendo então qual o software a usar, qual é a possibilidade de
contactar/contratar alguém da comunidade OSGEO pertencente á área de
desenvolvimento apropriada para ajuda/colaboração neste projecto?

Estive recentemente no
SASIG II em Évora que me foi bastante útil para compreender melhor as
capacidades e funcionalidades dos sistemas Open Source presentemente em
desenvolvimento. Infelizmente, pelo menos nos workshops em que tive a
oportunidade de participar, não foi abrangida a interligação com interfaces
personalizados e serviços WFS, tendo sido sempre tipo em foco as soluções de
software SIG para uso interno e não na integração e disponibilização online.

Gostaria apenas
de frisar que como referencia acabamos sempre por parar na ESRI
(especificamente neste exemplo: http://resources.esri.com/arcgisserver/apis/flex/) mas gostaríamos de evitar acabar nas
garras e limitações das ESRI sendo que o custo inicial apenas da licença de
servidor iria inviabilizar todo o projecto, já para não falar no software
adicional, respectivas licenças e manutenção associados.

Cumprimentos,

José Jácome