Re: [Portugal] Resolução na conversão vector - raster

Luís de Sousa luis.a.de.sousa at gmail.com
Tue Jun 22 04:04:25 EDT 2010

Viva Pedro,

25 metros à escala 1:25 000 traduz-se em 1 milímetro na carta, o que está
ainda um pouco acima do erro de graficismo (0.2 mm). Em teoria a carta
militar tem informação até 5 metros, sendo esse o limite para lá do qual não
existe informação.

No caso de estar a trabalhar com informação digital, então o que conta é a
resolução de aquisição. O Exército recolhe a informação por fotogrametria à
escala 1:10 000 sendo posteriormente generalizada para a escala final
gráfica de 1:25 000. Não sei se a informação digital distribuída sofre ou
não esta generalização.

Resumindo: para garantir a preservação de resolução da informação
topográfica, a resolução do modelo numérico do terreno (raster) não deverá
ser inferior a 5 metros. No entanto há que ponderar esta decisão em relação
ao objectivo final do trabalho, pode não ser ńecessário gerar ficheiros tão
grandes.

Saudação,

Luís