[Portugal] Resolução na conversão vector - raster

Joaquim Luis jluis at ualg.pt
Tue Jun 22 15:30:11 EDT 2010

> Também faz todo o sentido Joaquim Luis,
> mas os interpoladores têm todos alguma contrapartida. O spline suaviza
> a superfície, deixando-a mais agradável à vista e mais regular nos
> perfis, contudo pode ocultar feições do terreno como quebras abruptas,
> escarpas de falha, etc., e também não funciona muito bem em zonas com
> grandes variações no valor num curto espaço.

Pedro,

O método da mínima curvatura não é um spline. É um operador de 4ª ordem
que obriga a superfície calculada a passar pelos pontos (quando estes
caem nos nodos da grelha). Para além disso, ele tem um parâmetro chamado
tensão que pode ser usado para fazer as variações da superfície serem
mais ou menos bruscas em zonas de gradientes fortes.

Eu não uso o GRASS, já que sou um incondicional do GMT. Masis sobre a
mínima curvatura em

http://gmt.soest.hawaii.edu/gmt/doc/gmt/html/man/surface.html

que seria um dos programas que eu recomendo (mas a mínima curvatura do
Surfer é ainda melhor)

> [...]
> Joaquim Luis refere, e que se vê bem também nas cartas de declives
> derivadas,
> ou uso o v.surf.rst
> http://grass.itc.it/gdp/html_grass63/v.surf.rst.html
> através do interpolador spline.
>
> Qual será a melhor solução? Eu sei que é uma pergunta estúpida, porque
> é muito complicado dizer quando um interpolador é melhor que outro,
> mas se tiver esta experiência, agradeço!
>

> Em relação ao tamanho do pixel, para as curvas de nível das cartas
> 1:25.000, os 5m (derivados do erro de graficismo) serão aceitáveis?

Sim. Vê qual é a distância tipica ao longo dos pontos de uma curva de
nível. Não faz grande sentido usar passos de malha inferiores a essa
distância. Isto independentemente da escala da carta da qual eles sejam
derivados.

Joaquim