[Portugal] Mariano Gago e a pirataria

Dinis Fonseca dinis.eg at gmail.com
Sun May 2 11:02:35 EDT 2010

Muito boa tarde a todos,

Na minha opinião, mais uma vez, os media têm responsabilidade na empolação
da notícia e no seu significado, uma vez que reproduziram apenas um excerto
das declarações, dando origem a falsas interpretações.

Desde a Antiguidade, que houve pirataria de todo o tipo de produtos, cópias
ilegais de todo o tipo de manufacturação. Estes acontecimentos levaram
naturalmente a prejuízos mas também à globalização dos produtos e
consequentemente a uma maior procura dos originais e de melhor qualidade,
bem como um mais rápido aperfeiçoamento dos mesmos.

Nos dias de hoje, o facto de as pessoas terem mais fácil acesso aos produtos
pirateados faz com que o mercado evolua muito dinamicamente, os freewares se
tornem mais completos e desta forma os softwares proprietários necessitem de
se inovar mais rapidamente. Se pensarmos bem, por que será que não há uma
guerra mais intensa aos piratas de softwares? Os próprios proprietários têm
interesse que o software chegue ao maior número de pessoas para que, quando
trabalharem profissionalmente, prefiram trabalhar com software proprietário
ao invés do software freeware,  pressupondo que as empresas deverão ter
software licenciado. Se nenhum estudante conseguisse ter acesso ao software
licenciado e só tivesse acesso ao software livre, chegaria a qualquer
empresa, preferindo trabalhar nesse tipo de software, "obrigando" então a
empresa a usar software grátis, o que implicaria também prejuízos avultados
para as marcas de softwares licenciados.

Penso que este assunto deve ser visto com mais profundidade do que parece
estar a ser, tentar perceber o cerne da questão e não se deixar levar por
guerrinhas mediáticas.

Dinis Fonseca, Eng. Geógrafo