[Portugal] Res: [eng_geografo] Rede de Apoio Topografico OAZ em PT-TM06

Ricardo Pinho rpinho_eng at yahoo.com.br
Fri May 14 15:38:25 EDT 2010

Obrigado Jacinta, depois de veres melhor, gostava de saber a tua opinião. ;-)

Não, temos a Cartografia em DT73! Embora facilmente se possa efectuar a transformação dos dados (cartografia/ortos) com os parâmetros e comandos ali descritos (e melhor ainda com o método das grelhas do JAG). Porque, tendo em conta a precisão da cartografia e da transformação, é perfeitamente aceitável, mesmo à escala 1:1.000 (digo eu?!).
Aproveito para divulgar uma excelente ferramenta disponibilizada pelo Giovanni (Faunalia) para transformação online, usando ferramentas open source, CLARO!!! (ver http://wiki.osgeo.org/wiki/Sistemas_de_Coordenadas_de_Portugal )

    * Ferramenta on-line para conversão (shapes, tif, csv) de coordenadas cartográficas e geográficas - Faunalia.pt

Em relação a mudar totalmente para PT-TM06 no SIG da CMOA. Embora eu seja totalmente a favor, como sabes desde o meu regresso do EDV Digital que não depende de mim propor esse tipo de iniciativas. Este é um primeiro passo e os resultados que alcancei talvez ajudem a que se tome essa opção no futuro (de mudar para o Sistema Oficial).

Mas quando outros exemplos, a Nivel Nacional, como o INE (censos 2011), FINANÇAS, etc, não tomam a iniciativa de adoptar o sistema oficial em vigor, é complicado insistir e pressionar para que uma CM o faça, por mais correcto e lógico que seja!

Bjs,
RP