[Portugal] CRS com mais de 2 eixos (axis)

Jose Gonçalves jagoncal at gmail.com
Mon Apr 4 13:48:50 EDT 2011

Caro Jorge

Tradicionalmente os sistemas de referenciação geográfica separam a
componente planimétrica, referida a um elipsóide, da altimétrica, referida
ao geóide (ou melhor, ao nível do mar num dado local). As transformações de
coordenadas são feitas separadamente.

Os códigos EPSG que são exportados para a lista incluída no PROJ.4, que são
os usados por muitas aplicações, são mesmo só 2D. Contudo, a base de dados
EPSG (http://www.epsg.org/CurrentDB.html) também inclui sistemas
altimétricos, mas separados dos sistemas planimétricos. Por exemplo o datum
Cascais é o EPSG:5780 (http://spatialreference.org/ref/epsg/5780/).

Os sistemas de coordenadas cartesianas terrestres é que são de facto 3D,
como é o caso do WGS84 (EPSG:4978) ou dos ITRF. Apesar de não fazerem parte
da lista exportada para o PROJ, podem ser usados com a opção +proj=geocent,
no comando cs2cs.

Cumprimentos

José Alberto Gonçalves