[Portugal] Re: Converter coordenadas- UTM29N para coordenadas do Google Earth

Jose Gonçalves jagoncal at gmail.com
Wed Apr 27 16:11:25 EDT 2011

Olá

Há aí alguma confusão. As coordenadas do Google Earth não são esféricas, mas
sim as coordenadas geográficas geodésicas no elipsóide WGS84, as mesmas que
são utilizadas pelo sistema GPS.
Em relação ao sistema UTM quando se usa as designações 29N ou 29S nos
programas de SIG está-se a pensar em hemisfério norte ou hemisfério sul.
Portugal está na zona 29N.
Existe uma forma de subdividir as zonas UTM, que é o sistema MGRS, usado
pela NATO, em que cada fuso é subdividido em blocos de 8 graus de latitude,
recebendo cada um uma letra. Portugal é coberto pelos blocos S (de 32ºN a
40ºN) e T (40ºN a 48ºN). A letra S pode originar confusões. Como as
coordenadas na forma MGRS são strings com letras e números não são
normalmente usadas pelos programas de SIG.

Para resolver o problema descrito pela Mónica é importante saber qual o
datum associado às coordenadas (WGS84 ou ED-50). Se for para converter
apenas alguns pontos e não for necessário muito rigor posicional o programa
disponibilizado na página do IGeoE resolve o problema porque admite
coordenadas UTM29N nesses dois datums.

Se quiser alguma aplicação open-source a melhor deve ser o PROJ, que opera
sobre ficheiros de texto com listas de coordenadas. Talvez não seja a mais
simpática porque funciona na linha de comando.
Instalando o FWTools (versão windows em
http://home.gdal.org/fwtools/FWTools247.exe) fica com o PROJ disponível.
Os programas SIG desktop open-source recorrem à biblioteca PROJ e permitem
fazer essa transformação sobre ficheiros vectoriais.

Cumprimentos

José Alberto Gonçalves