[Portugal] expressão sql para preencher tabela com rua mais próxima

Pedro Costa pedrocostaarma at sapo.pt
Thu Aug 18 10:39:05 EDT 2011

Pessoal é o seguinte, eu tenho duas tabelas no pgadmin (passeios e
ruas), e quero que o campo rua dos passeios seja prenchido pela rua
correspondente. Isto pode fazer-se em função da distância, como o João
Carvalho me ajudou:

"UPDATE passeios SET rua = (SELECT FID_ FROM eixos_rua ORDER BY
ST_Distance(eixos_rua.wkb_geometry,passeios.wkb_geometry) ASC LIMIT 1)"

  No entanto em muitos casos a rua escolhida não é a correspondente,
esta query não é muito eficiente neste caso. Alguém sabe uma maneira
diferente em que seja escolhida a rua que está mais próxima "em toda a
sua extensão"?
  Podem ver a imagem em anexo para perceberem melhor, as linhas verdes
são os passeios e as vermelhas os eixos de rua. Alguém tem alguma ideia
que possa ajudar?

Obrigado