[Portugal] Re: Quais os melhores mestrados SIG em Portugal?

JP joao.pr.03 at hotmail.com
Wed Aug 31 08:52:16 EDT 2011

Hugo, creio que tinha lido algures no site qualquer coisa sobre
"semi-presencial", de qualquer modo em

http://www.fcsh.unl.pt/cursos/MA/mestrado-em-ordenamento-do-territorio-e-sistemas-de-informacao-geografica

 pode-se ler:

/Objectivos
O mestrado em Ordenamento do Território e Sistemas de Informação Geográfica
(OT-SIG), *em regime de e-Learning,* tem por objectivo a qualificação
científica e técnica especializada, de actuais e futuros quadros superiores,
nos domínios do planeamento e administração do território/

Esse horario que referes para mim sao excelentes noticias mesmo, já que
trabalho e estava a tentar ver como conseguiria conciliar mestrado e
trabalho. No entanto estranho a carga horaria de apenas 10 horas (feitas as
contas), comparativamente aos outros mestrados...
(calculo que as 60 vagas disponiveis sejam repartidas pelos 4 percuros de
gestao do territorio, sendo um deles SIG, já que nos mestrados de FCUL e
IGOT são à volta de 20 alunos)

 Baseando-me nos horarios do ano passado do IGOT e FCUL (cerca de 16 ou 20 h
de carga horaria que estes mestrados exigem presencialmente respectivamente)
as aulas da FCUL seriam repartidas em 3 dias, sendo 2 dias inteiros e um
meio dia. Já no IGOT  repartiam-se em 3 ou 4 (dependendo das opções livres)
sempre com inicio a partir das 16 h ou 19 h ate às 22 h.
Este ano ainda nao sei como serão em ambas visto que os horarios ainda nao
sairam, mas presumo que seja  semelhante aos outros anos.

Quanto ao ISEGI pelo facto de ser ensino à distância (confesso que sou um
pouco céptico quanto a essa forma de ensino) e muito mais caro, mesmo apesar
das boas referencias, infelizmente nao me parece que possa constituir uma
opção no meu caso.

Penso que de momento esteja indeciso entre FCUL e FCSH, já que do IGOT, pelo
menos até ao momento, nao possuo muitas mais referências. (no site da Eng
Geog da FCUL fazia falta o programa das cadeiras todas do mestrado como está
no FSCH)