[Portugal] postgres/postgis

Luís de Sousa luis.a.de.sousa at gmail.com
Sun Feb 27 03:29:15 EST 2011

Viva Carlos,

O QGis fornece de raíz funcionalidaes CRUD sobre temas geográficos
baseadas em formulários. É o que uso e corre muito bem, o QGis sabe
perfeitamente distinguir entre campos geográficos e alfanuméricos.
Quanto a mim abdicar desta solução tem de ser bem justificado.

O Wavemaker será talvez a melhor ferramenta do género para o Postgres
e é estranho o problema com campos geográficos. Em primeiro lugar não
me parece boa idea disponibilizar estes campos num formulário de
edição alfanumérica. A edição é efectuada directamente sobre o esquema
interno (tabelas) ou sobre o esquema externo (vistas)?

Não percebo quando fala em "tabelas com funções postgis integradas". O
Postgres é muito arrumadinho quanto a isto, um objecto ou bem que é
uma tabela ou bem que é uma função. As funções do postgis até estão no
esquema "public" para garantir encapsulamento.

Em alternativa ao Wavemaker existe o Postgres Forms. É a solução
oficial mas pessoalmente nunce utilizei:

http://pfm.projects.postgresql.org/

Boa sorte,

Luís