[Portugal] WMS do IGP no QGis

Duarte Carreira DCarreira at edia.pt
Tue Mar 1 13:21:51 EST 2011

Boas.

Eu realmente andei à volta disto há uns meses, mas não comuniquei nada porque o endereço não chegou a ser publicado pelo IGP...

A única forma que encontrei de usar o serviço de tiles foi usaá-lor como WMS-C<http://wiki.osgeo.org/wiki/WMS_Tile_Caching>. Isto é praticamente um WMS normal mas onde se acrescentam uns tags "VendorSpecificCapabilities" onde se descrevem os tilesets disponíveis...

Para obter o capdoc:

http://mapas.igeo.pt/tilecache/tilecache.py?LAYERS=Carta_500000&SERVICE=WMS&VERSION=1.1.1&REQUEST=GetCapabilities

Como neste capdoc o url do serviço vem incompleto (http://mapas.igeo.pt?), editei-o para ficar com o correcto (http://mapas.igeo.pt/tilecache/tilecache.py?).

Depois gravei este ficheiro no meu servidor http, e usei-o no qgis. Voila, tiles instantâneas.

O ficheiro xml corrigido pode ser obtido aqui no skydrive<http://cid-cff1b4093141519b.office.live.com/self.aspx/Geo/mapasigeopttilecache.xml>.

Ainda hoje acho que deve haver forma de usar as tiles como TMS, mas simplesmente nunca encontrei essa forma... podem ver aqui exemplos de requests: Tile Map Service Specification<http://wiki.osgeo.org/wiki/Tile_Map_Service_Specification>, e WMS Tiling Client Recommendation<http://wiki.osgeo.org/wiki/WMS_Tiling_Client_Recommendation>.

Outro desafio que não consegui resolver foi criar um xml para usar no GDAL<http://www.gdal.org/frmt_wms.html>...

Cumps a todos.

Duarte