[Portugal] Geoserver + geoext

Jorge Gustavo Rocha jgr at di.uminho.pt
Thu Mar 3 09:31:38 EST 2011

Olá Arley,

Qui, 2011-03-03 às 09:56 +0000, Arley Pinto escreveu:
> Bom dia,
>
> Estou tentando montar uma aplicação com estas duas ferramentas mas
> estou encontrando alguns problemas. Como fonte de aprendizado tenho
> utilizado um WorkShop da OpenGeo no site
>
> http://geo.ifip.tuwien.ac.at/imak/2009/stack_workshop/doc/wms_browser/index.html#geoext-stores

1) Espero que o exemplo da grid SEM GeoServer esteja a funcionar. Certo?
Aparece a grid com 'foo' e 'bar'.

> Inicialmente o workshop ensina a criar um Grid e preencher com
> informações de um link wms, mas não está funcionando. Não aparece
> mensagem de erro alguma nem os dados que deveriam aparecer.
>
> Utilizo o link para o wms:
> http://localhost:8080/geoserver/ows?SERVICE=WMS&REQUEST=GetCapabilities
> Se utilizar esse mesmo link no navegador web consigo visualizar um xml
> com as informações corretamente.
> Preciso configurar algo no GeoServer?

2) Problemas que podem surgir:

2.1) Pode haver um erro na resposta do GetCapabilities. Confirma que o
XML é válido. Pode acontecer, por exemplo, que a parte dos rasters no
Geoserver não esteja a funcionar bem por causa do Tomcat, e isso pode
originar um GetCapabilities com erro. Envia-me o resultado do
GetCapabilities para verificar.

2.2) Pode acontecer o "mítico" erro:
XMLHttpRequest cannot load
http://localhost:8080/geoserver/wms?SERVICE=WMS&REQUEST=GetCapabilities.
Origin http://localhost is not allowed by Access-Control-Allow-Origin.
por estares a usar a porta 8080 para o pedido (e ele achar que localhost
é uma origem diferente de localhost:8080)

2.2.1) Configura o Apache com o módulo proxy.
Será algo do género:

sudo a2enmod proxy_http
sudo gvim mods-enabled/proxy.conf

ProxyRequests On
<Proxy *>
	AddDefaultCharset off
	Order deny,allow
	deny from all
	Allow from all
</Proxy>
ProxyVia On

e depois, no 000-default ou equivalente:

        # GeoServer
        ProxyPass /geoserver http://127.0.0.1:8080/geoserver
        ProxyPassReverse /geoserver http://127.0.0.1:8080/geoserver

3) Mando em anexo os dois exemplos que estão funcionando bem comigo.

Um abraço e continuação de bom trabalho,

Jorge

> [...]
>                     autoLoad: true
>                 }),
>                 columns: [
>
>                 {header: "Name", dataIndex: "name", sortable: true},
>                 {header: "Title", dataIndex: "title", sortable: true},
>                 {header: "Abstract", dataIndex: "abstract"}
>
>                 ]
>             });
>         });
>         </script>
>
> Grato pela atenção
>

> --
> Arley Pinto
>
> "Se avexe não, amanhã pode acontecer tudo, inclusive nada..."

Jorge Gustavo Rocha
Departamento de Informática
Universidade do Minho
4710-057 Braga
Tel: 253604430 (Geral), 253604479 (Gabinete)
Fax: 253604471
Móvel: 910333888