Re: [Portugal] cálculo de perímetro no QGIS

Ricardo Filipe Soares Garcia da ricardo.garcia.silva at gmail.com
Mon Mar 7 09:36:23 EST 2011

Boa tarde

Usando a consola Python, dentro do QGIS, podes experimentar algo do
género (copy + paste deve resultar directo):

iface = qgis.utils.iface
mapCanvas = iface.mapCanvas()
activeLayer = mapCanvas.currentLayer()
provider = activeLayer.dataProvider()
feat = QgsFeature()
allAttrs = provider.attributeIndexes()
provider.select(allAttrs)
while provider.nextFeature(feat):
    geom = feat.geometry()
    attrs = feat.attributeMap()
    for key, value in attrs.iteritems():
        print("%i: %s" % (key, value.toString()))
    print("length: %.3f" % geom.length())
    print("-----")

Para este pedaço de código python funcionar, deves primeiro garantir
que a layer que tem os polígonos a medir é a layer que está
seleccionada.
O livro de receitas de python em QGIS[1] é um óptimo recurso para
aprender a programar pequenas porções como esta.

[1] - http://www.qgis.org/pyqgis-cookbook/