[Portugal] Re: QGIS TRUNK ECW

Joaquim Luis jluis at ualg.pt
Sun Mar 20 16:51:00 EDT 2011

On 20-03-2011 19:59, Johnnycash wrote:
> De facto fiz o ldd para ver a árvore de dependências e verifico de facto o
> apontamento para o gdal 1.6
>
> Como é que posso fazê-lo apontar para outro gdal?

Bom, não te sei dizer exactamente como o fazer pois não há informação
que chegue. Uma coisa crucial são os nomes dos ficheiros que têm de ser
exactos.
Dizes que de facto o qgis aponta para o gdal 1.6 (coisa que já saiamos),
mas como é que isso é explícito?
Imaginando que tens as libs no /usr/local/lib e que há um libgdal.so que
é um symlink a apontar pra um libgdal.1.6.so e que tens também uma
libgdal.1.7.3.so, a solução seria fazer

ln -s libgdal.so gdal.1.7.3.so

mas a coisa nunca é tão simples porque os symlinks encadeiam-se uns nos
outros (um aponta para outro, que aponta para outro e assim até se
cansarem) e para ajudar à festa os empacotadoes (package managers) ainda
acrescentam mais uns númerozitos aos nomes das livrarias dinâmicas: tipo
gdal.1.7.3-1-4-6-xx.so

Ou seja, só sabendo os nomes exactos é que se pode avançar uma receita.
Talvez outros Linuxeiros possam ajudar mais nisto já que eu, como disse
antes, estou descansado em Windows.

Joaquim