[Portugal] Base de Dados PostgreSQL/PostGIS

Zara Teixeira zarafani gmail.com
Segunda-Feira, 14 de Novembro de 2011 - 05:33:08 EST

Bom dia,

tenho o design de uma base de dados definido que inicialmente seria para
implementar em MySQL.
De momento é uma solução aceitável, mas a BD tem tabelas com componente
espacial e por isso eu gostaria de deixar em aberto o uso dessa componente
para futuros desenvolvimentos. Por esta razão, o PostgreSQL/PostGIS
parece-me uma solução mais adequada, pelas funcionalidades e integração com
outros software.

No entanto surgiram-me algumas dúvidas de base que eu gostaria de
esclarecer para tirar o maior proveito agora e de futuro.
A maioria das tabelas são não-espacias e apenas 3 - pelo menos para já -
têm dimensão espacial. De uma ou de outra forma todas estão relacionadas e
só algumas estão directamente relacionadas às tabelas espaciais.
Como, para já, não iremos fazer uso da componente espacial, e esta é algo
reduzida, surgiu a dúvida sobre a melhor forma de implementar este sistema?
Fiz uma pesquisa online, mas acabei por não chegar a nenhuma conclusão.

O meu instinto diz-me que o melhor seria importar as tabelas todas para uma
mesma base de dados, com template PostGIS, ainda que eventualmente para
esquemas separados.

Outra hipótese seria criar uma BD em PostgreSQL para as tabelas não
espaciais e uma outra com template_PostGIS para a informação espacial. Será
possível desta forma relacionar as tabelas? Sei que existe o dblink que
permite fazer queries a tabelas em BD diferentes, mas é importante definir
relacionamentos que mantenham a integridade da BD quando forem feitas
alterações.

Será ainda possível, embora à partida me pareça um pouco absurdo, criar
para já em PostgreSQL e mais tarde importar a BD para um template_PostGIS?
ou então adicionar as funções espaciais?

Sei que é uma dúvida bastante geral e que diferentes objectivos podem ter
diferentes soluções, mas gostava de ter a opinião de quem está habituado a
usar este software e poderá desde já antever problemas e soluções.

Obrigado desde já pela ajuda,
Zara Teixeira