Re: [Portugal] Re: [Fwd: Fwd: Concurso Público - Pacotes de Software e Sistemas de Informação]

Victor Ferreira victor.mota.ferreira gmail.com
Sexta-Feira, 18 de Novembro de 2011 - 06:41:36 EST

Caros, são este tipo de conversas que nos tiram energia para o nosso
objectivo principal: Apoiar e divulgar QUEM QUER UTILIZAR O Open
Source.
Não vale a pena obrigar os outros a seguir o caminho "CERTO" (o
nosso??). Enquanto que os utilizadores em geral (alunos, funcionários,
decisores e docentes) não estiverem a utilizar em força Open SOurce, a
insituição terá de dar condições para o trabalho se desenvolver. Nunca
a minha faculdade me obrigou a utilizar fosse o que fosse, antes pelo
contrário, agradecem é que eu não peça nada para não gastarem o
donheiro... ou acham que um gestor de universidade tem algum prazer
perverso em gastar dinheiro em software seja Foss, seja comercial?
Os Acordos existem (é um facto) e tornam menos doloroso a longo prazo
manter o software (permitem o instalar e manter actualizados os
computadores do acordo). E é mais vantajoso do que andar a comprar
software em pacotes isolados. Eu já ajudei a fazer essas contas de
várias formas e em várias posições, e no fim acaba por ser sempre mais
económico assim.
O contributo mais positivo que acho que se pode dar é o exemplo e a ajuda:
Exemplo: eu não utilizo nem MS Office, nem Outlook, à mais de 8 anos.
Vou continuar a utilizar o WIndows por causa do software CAD/Modelação
3D, enquanto não exisitirem opções de qualidade. Nas minhas aulas em
tudo o que é VIÀVEL (software open source que já tem maturidade e
funções equivalentes aos "comerciais") e que me permitam garantir que
os alunos podem produzir profissionalmente com eles sem perder
capacidades nem produtividade. Não dou aulas SIG, mas os colegas que
dão têem vindo a experimentar FOSS4G e acredito que acabrão por
utilizar. Continuo a ouvir o argumento por parte dos colegas
Geógrafos, de que o ensinar com ESRI é uma mais valia porque no
mercado de trabalho é qo que está mais disseminado e é presença certa
nas ofertas de emprego. Caberá a todos nós mudar lentamente o panorama
nas Câmaras Municipais e nas empresas SIG para que isso deixe de ser
assim!
Ajuda: informo sempre quem quer ouvir, das alternativas que existem e
mostro o que faço com esses FOSS, profissionalmente (ninguém me pode
dizer depois que não usa porque o software não é capaz de fazer...), e
proactivamente dou aulas com esses softs.
E não me venham com conversas paranóicas de conluios das empresas
comerciais com quem compra, porque acompanhei de perto durante 15 anos
um centro de compras (académico) onde muitas vezes fui eu a dar inicio
a esses processos, e NUNCA, reppito NUNCA ninguem da Microsoft ou ESRI
em abordou com propostas que não fossem protocolos públicos e
conhecidos com tabelas de preços de educação....
Acho que as nossas energias eram melhor utilizadas em trazer à
comunidade comentários e notícias POSITIVAS. Anunciemos coisas que
vamos fazer ou que alguém fez para PROMOVER o Opensource, e deixem as
"más notícias", senão parece o Telejornal da Hora do Jantar, em que é
só dessgraças :-)
Vamos acreditar que o futuro será dos FOSS.
Victor