[Portugal] Re: [Fwd: Fwd: Concurso Público - Pacotes de Software e Sistemas de Informação]

Giovanni Manghi giovanni.manghi gmail.com
Sexta-Feira, 18 de Novembro de 2011 - 08:18:31 EST

> [...]
> Geógrafos, de que o ensinar com ESRI é uma mais valia porque no
> mercado de trabalho é qo que está mais disseminado e é presença certa
> nas ofertas de emprego. Caberá a todos nós mudar lentamente o panorama
> nas Câmaras Municipais e nas empresas SIG para que isso deixe de ser
> assim!
> Ajuda: informo sempre quem quer ouvir, das alternativas que existem e
> mostro o que faço com esses FOSS, profissionalmente (ninguém me pode
> dizer depois que não usa porque o software não é capaz de fazer...), e
> proactivamente dou aulas com esses softs.

(respondo tb a outros comentarios)
acho que é interesse/objectivo desta comunidade/associação promover e
divulgar o uso do software open source/aberto. Neste sentido acho que
"lembrar" como (as vezes) o dinheiro pode ser mal empregado não tem
nenhuma contro-indicação. Não quero dizer que o contracto em questão não
serva para adiquirir software "serio" ou que em alguns contextos não se
possa fazer a menos de software proprietario. Mas se o dinheiro em
questão será usado para comparar licenças de MS Windows (mas porque?
considerado que é impossivel comprar um PC/laptop sem uma licenças de MS
Windows) e/ou de MS Office, então acho que é mesmo mal gasto... em
particular se depois o mesmo software é cobrado aos estudantes atraves
as propinas...

há outras formas de criar o "lock-in" nas pessoas/estudantes, nunca
poderei esquecer o curso de analise espacial de um master de uma
universidade nacional, onde o primeiro de 6 dias de aulas foi dedicado a
ensinar piratear software sig a uma turma de 20 pessoas...

ainda ontem enviei esta noticia

http://www.directionsmag.com/articles/experiences-teaching-free-and-open-source-gis-at-the-community-college/212522

-- Giovanni --