[Portugal] Problema na definição de CRS no QGIS

Diego Moreira moreira.geo at gmail.com
Wed Oct 12 11:57:34 EDT 2011

Bom dia Amigos,

Me deparei com um problema:
Tenho alguns shapes com projeção policônica mas a unidade da projeção está
definida para kilometro e não metros.
Então fui na opção do QGIS (1.7.1) definir CRS e defini da seguinte forma
+proj=poly +lat_0=0 +lon_0=-54 +x_0=0 +y_0=0 +ellps=GRS80 +units=km
+to_meter=1000

acrescentei o parâmetro  +to_meter, mas ao que parece o qgis ignorou.

Resolvi isso, paliativamente, via postgis, adicionei o srs customizado na
tabela spatial_ref_sys e importei o shp para o postgis falando que o SRS era
o que eu crie.
Depois crie uma view usando a função ST_transform para converter para um srs
padrão. Ae, funcionou.

acredito que possa ser um bug do QGIS,  ele pode não estar considerando o
parâmetro to_meter...

os shapes que eu utilizei podem ser encontrados aqui:
ftp://geoftp.ibge.gov.br/mapas/malhas_digitais/setor_rural_2007/shape/2500/Policonica_SIRGAS2000/Brasil/

Alguém pode me ajudar?

Com os melhores cumprimentos,

Diego Moreira Carvalho