[Portugal] Parâmetros transformação com .proj4

Andre Mano andre.s.mano gmail.com
Quarta-Feira, 1 de Agosto de 2012 - 12:40:59 PDT

Olá Boa noite,

Estou a tentar criar os parâmetros de transformação de uma projecção local,
usada nos anos 60, para uma actual (EPSG20790), de modo a poder
georeferenciar desenhos antigos.

Trata-se de uma área de 5ha para a qual tenho 7 pontos de controlo. Para
cada um desses pontos tenho as coordenadas no sistema antigo e no sistema
que é usado desde os anos 90 (20790).

O problema é que o Norte usado nos anos 60 não foi o cartográfico  - tem
uma declição de aproximadamente 2.º para a esquerda relativamente ao norte
cartográfico usado nos desenhos feitos desde os anos 90, o que implica que
não posso simplesmente aplicar uma falsa origem - tenho que ter em conta um
parâmetro de rotação (digo eu!)

É possível expressar esta diferença através da biblioteca .proj4? Alguém me
pode dar exemplos?

Qualquer dica é bem vinda!!

cumprimentos

André Mano