[Portugal] Parâmetros transformação com .proj4

Jose Gonçalves jagoncal gmail.com
Quinta-Feira, 2 de Agosto de 2012 - 02:38:14 PDT

Caro André

A biblioteca libproj4, desenvolvida originalmente por Gerald Evenden,
incluía um parâmetro +rot para rotações de eixos, mas penso que a
biblioteca PROJ.4 não considera esse parâmetro (
http://trac.osgeo.org/proj/wiki/GenParms).

De qualquer forma a definição desse sistema de coordenadas antigo na
sintaxe do PROJ.4 obriga a conhecer todos os detalhes da projeção
cartográfica (elipsóide, projeção, parâmetros da projeção, etc.). É mais
provável que esse sistema não resulte de uma projeção cartográfica mas sim
de uma triangulação topográfica local. Em casos que vi de cartografia
relativamente antiga (por exemplo cartografia de escala 1:1000 de Coimbra,
de 1932) era isso que acontecia.
Qual a região dessa cartografia? Tem algum ponto com coordenadas (0,0)?
Dispondo de pontos de controlo nessa cartografia, com coordenadas num
sistema atual, o que há fazer é georreferenciar no sistema atual e esquecer
o antigo.

Cumprimentos

José Alberto Gonçalves