[Portugal] Parâmetros transformação com .proj4

Andre Mano andre.s.mano gmail.com
Quinta-Feira, 2 de Agosto de 2012 - 03:03:41 PDT

Bom Dia,

O sistema foi estabelecido por por triangulação topográfica, sim. Havia um
ponto 0 (entretanto desaparecido) mas que não é um dos pontos de controlo
que possuo.

Preciso de desmontar o sistema antigo porque para a maioria dos desenhos -
nalguns casos desenhos que apenas cobrem 4m2 não tenho forma de usar pontos
de controlo no sistema 20790 (o actual). A minha ideia era, por isso, criar
o meu próprio sistema de referência, georeferenciar e depois, na última
fase transformar para 20790 e assim condensar toda a informação num único
sistema.

A minha ideia era a seguinte:

1 - aproveitar a string .proj4 que define o sistema 20790 e adaptar -
Modificar a falsa origem de modo a que coincidisse com o ponto 0

2 - Usando a mesma projecção cartográfica não haveria distorções de maior
(erro até 5cm é aceitável) no momento de transformar tudo para o sistema
20790

3 - Procurar uma constante de diferença nos 7 pontos de controlo (x60 -
x90) que me permita aferir as coordenadas do ponto 0 expressas no sistema
20790 (sem deixar de ter em conta o efeito da rotação)

4 - Tenho um levantamento feito já nos anos 90, onde é possível medir a
diferença angular entre o Norte dos anos 60 e o norte cartográfico do
sistema 20790 (envio em pvt)

Tudo isto porque o a rocha onde foi marcado o 0 da triangulação dos anos 60
desapareceu!

André Mano
http://opussig.blogspot.com/