[Portugal] Parâmetros transformação com .proj4

Jose Gonçalves jagoncal gmail.com
Quinta-Feira, 2 de Agosto de 2012 - 16:32:38 PDT

Olá

Com pontos de controlo com coordenadas conhecidas nos dois sistemas pode-se
obter uma relação de tranasformação directa entre os dois sistemas.
Em primeiro lugar, pela localização, dá para perceber que as coordenadas
militares (epsg:20790) estão com uma translação de 50 km em X e 200 km em
Y. Dois dos pontos de controlo corrigidos serão:

9105  71.23  40.69 100336.19   234735.28
9602  -0.79   9.21 100265.42   234701.08

Determinando uma transformação afim entre os dois sistemas obtém-se:

X_dlx_mil = 100266.56 + 0.99927416 * Xlocal - 0.03806220 * Ylocal
Y_dlx_mil = 234691.91 + 0.03806220 * Xlocal + 0.99927416 * Xlocal

Desta forma qualquer ponto no sistema local pode ser transformado e usado
na georreferenciação em coordenadas militares.

Havia a possibilidade de definir uma projeção a simular o sistema local.
Podia-se estabelecer por exemplo uma projecção transversa de Mercator com
um meridiano central tal que a convergência dos meridianos fosse igual à
diferença angular entre os dois sistemas, com um factor de escala de forma
a ter a mesma escala do sistema militar e uma translação de origem adequada
para se gerar as coordenadas do sistema local. Penso que não vale a pena
porque ainda daria algum trabalho.

Cumprimentos

José Alberto Gonçalves