[Portugal] Portugal mais pequeno?

Fernanda Nery nery.mail gmail.com
Sexta-Feira, 24 de Fevereiro de 2012 - 05:23:10 EST

Olá,
Também me tinha apercebido das discrepâncias nas áreas de uso da base de
dados EPSG.
Os dados para a Europa foram recentemente alterados e já estão no registry
EPSG (mas não na base de dados Access), exceto uma correção recente à área
3537. Embora estejam mais corretos que os anteriores, ainda há um pequeno
erro nas coordenadas limítrofes de Portugal Continental.
A explicação que me foi transmitida é a seguinte:

*We would like to make the following points regarding our polygon
boundaries and bounding box coordinates:*

*1.     The bounding box data is derived from the polygons, to ensure
consistency between the two.*

*2.     Onshore polygons were constructed from publicly-available small
scale sources. Onshore boundaries were based on an ESRI dataset. Offshore
boundaries were based on data from the Flanders Maritime Institute’s VLIZ
Maritime Boundaries v5 Geodatabase (
http://www.vliz.be/vmdcdata/marbound/download.php). Our understanding is
that the VLIZ data is based on international agreement when such agreement
exists, else on the theoretical boundary construction provisions in the Law
of the Sea convention (median lines).*

*3.     Because the source scale was small, the data accuracy is
approximate. Differences of about 0.02 degrees compared to detailed
national boundary data can be expected. For the purposes that the EPSG area
data was compiled – showing the applicability of geodetic systems – we
think this is adequate. We do not intend to micromanage any such
inaccuracies in the polygon boundaries or the derived bounding boxes if the
errors are within this 0.02 degrees limit.*
*4.     We will correct significant errors in our boundaries and bounding
boxes, but only when we can be satisfied that the changes would not be
contested.*

As novas áreas EPSG irão ficar assim:

      Code

Name

North

East

South

West

Remarks

2338

Europe - Portugal and Spain

43.81

3.39

35.26

-9.55

[aplicado apenas como área de uso de uma operação de transformação]

1193

Portugal

43.07

-6.19

29.25

-35.58

   1294

Portugal - mainland - onshore

42.15

-6.19

36.96

-9.55

[de acordo com a Carta Administrativa Oficial de Portugal de 2011, a
coordenada limítrofe a norte deveria ser 42.16N]

3537

Portugal - mainland - offshore

41.87

-7.25

34.92

-13.86

[de acordo com a delimitação da ZEE publicada pelo Instituto Hidrográfico
as coordenadas limítrofes deveriam ser: a sul 34.91N; a oeste -13.88]

3670

Portugal - Azores and Madeira

43.07

-12.48

29.25

-35.58

   3678

Portugal - Madeira province and EEZ 18°W to 12°W

36.46

-12.48

29.25

-18.00

Includes areas 1314 and 2779.

1314

Portugal - Madeira archipelago onshore

33.14

-16.23

32.36

-17.30

Includes area 2870.

2870

Portugal - Madeira and Porto Santo islands onshore

33.14

-16.23

32.59

-17.30

Superset of areas 3679 and 3680.

3679

Portugal - Madeira island onshore

32.92

-16.67

32.59

-17.30

   3680

Portugal - Porto Santo island onshore

33.14

-16.23

32.97

-16.43

   2779

Portugal - Selvagens onshore

30.20

-15.79

29.98

-16.10

   3677

Portugal - Azores E of 30°W

42.95

-24.00

33.52

-30.00

Includes areas 1301 and 1345.

1345

Portugal - Azores E onshore

37.96

-24.96

36.88

-25.91

Includes areas 2871 and 3683.

3683

Portugal - Azores - Santa Maria onshore

37.07

-24.96

36.88

-25.25

   2871

Portugal - Azores - S Miguel onshore

37.96

-25.08

37.66

-25.91

   1301

Portugal - Azores central onshore

39.14

-26.97

38.32

-28.90

Superset of areas 2872 2873 2874 2875 and 3681.

2872

Portugal - Azores - Terceira onshore

38.85

-26.97

38.58

-27.44

   2875

Portugal - Azores - S Jorge onshore

38.80

-27.71

38.49

-28.37

   3681

Portugal - Azores - Graciosa onshore

39.14

-27.89

38.97

-28.12

   2874

Portugal - Azores - Pico onshore

38.61

-27.99

38.32

-28.61

   2873

Portugal - Azores - Faial onshore

38.69

-28.55

38.46

-28.90

   3682

Portugal - Azores W of 30°W

43.07

-30.00

35.26

-35.58

Includes area 1344.

1344

Portugal - Azores W onshore

39.76

-31.02

39.30

-31.34

Superset of areas 3684 and 3685.

3685

Portugal - Azores - Corvo onshore

39.76

-31.02

39.64

-31.17

   3684

Portugal - Azores - Flores onshore

39.57

-31.08

39.30

-31.34

Há duas pequenas discrepâncias nas áreas 1294 e 3537, mas estão dentro da
tolerância que o OGP estabeleceu e consequentemente não as irão alterar.
(Não sei como é que os dados são propagados do EPSG para o
spatialreference.org, pelo que eventualmente poderá demorar algum tempo até
as alterações lá chegarem)

nery