[Portugal] licenças

duartecarreira dncarreira gmail.com
Sexta-Feira, 8 de Março de 2013 - 03:11:17 PST

Alexandre, isto é óptimo. A discussão sobre um tópico dos melhores que há! E
parece-me não se discutir muito, com pena minha, os modelos de negócio
possíveis, a tal moralidade da questão, e por ai fora.

Claro que há muitos exemplos de código derivado que fica guardado como um
valor intelectual e de concorrência das empresas... mas também há inúmeros
outros onde é tomada a opção de partilhar como forma de continuar a
alimentar a roda do negócio. Android?

Portanto, exemplos vs exemplos acabamos empatados??

Mas a questão aqui pode ser mais focada: um projecto individual, para um
cliente, onde se usa produtos open source. Qual a opção a seguir: tentar
fechar ou tentar abrir o desenvolvimento feito? E não estamos a falar da
decisão do cliente, que suponho terá uma palavra a dizer. Estamos a falar do
programador.

Deste ponto de vista, quais os argumentos a favor da abertura da licença? E
quais os a favor de a fechar?

A mim parece-me que, a não ser que falemos de algo tão extraordinário que
mais ninguém tenha ainda feito, parece-me que a opção de fechar mata um
pouco as possibilidades de angariar mais negócio. Até porque não sei como é
que um cliente que paga um desenvolvimento vai encarar todas as limitações
que lhe forem impostas no acesso ao código fonte. Não me parece que o faça
de forma positiva...

Está aberta a sessão: Comentários precisam-se!