[Portugal] Software livre e Orçamento de Estado para 2013

duartecarreira dncarreira gmail.com
Sexta-Feira, 22 de Março de 2013 - 12:06:28 PDT

Pois eu fiquei muito surpreso com o texto da lei... muito firme e
peremptório. Fiquei mesmo admirado, sem falinhas mansas nem períodos de
transição... muito pouco tuga.

Mas depois li com mais atenção e percebi que para manter as aquisições
habituais basta referir que os custos de migração, formação, ou quaisquer
outros, da solução foss ficam superiores ao custo de aquisição da solução
ccss (minha invenção = comercial closed source software ;)
Em alguns casos fará todo o sentido, mas já estou a ver a coisa a ser
esticada para lá do sensato... bem à tuga.

De qualquer forma, para aquisição de novo software que ainda não exista na
casa, que o pessoal não tenha ainda formação, nem que existam aplicações já
desenvolvidas, etc. etc., pode ser que funcione...

No caso das Universidades não sei se são abrangidas pela lei do OE???

A titulo de exemplo, qual seria o "custo" de "comprar" LibreOffice em vez de
MS Office? Como se justificará a opção pelo 2º? Estou mesmo curioso em ver
um destes casos... porque o normal seria em 2013 não se comprar mais offices
no Estado, certo?

E já agora, quanto a servidores com Windows?? Como se justificará, face a
esta lei, o custo de aquisição de centenas de  CAL
<http://blogs.msdn.com/b/mssmallbiz/archive/2007/11/06/5942350.aspx>  's
para uma só entidade, só para gerir logins e aceder a partilhas de rede?? Ou
ter email??

Gostava mesmo de ter acesso às primeiras informações com as justificações...

Duarte