[Portugal] Software livre e Orçamento de Estado para 2013

duartecarreira dncarreira gmail.com
Segunda-Feira, 25 de Março de 2013 - 03:20:22 PDT

Fernanda, concordo com o que dizes, integralmente.

Apenas talvez tenha menos confiança na actuação dos humanos que compõem o
"sistema"...

Concordo a 100% que ideologia não deve servir de orientação técnica. Até
pelo meu próprio dia-a-dia, onde faço as escolhas que me proporcionam
soluções rápidas/económicas. Agora, que vamos ver justificações pouco
fundamentadas, lá isso vamos. E, na verdade, muito dependerá da sua
validação/auditoria técnica... e aqui o governo/estado não deveria
demitir-se das suas atribuições. Não depende (ou não deveria depender) da
sociedade (como par do Estado) nem do individuo.

De qq forma, a lei, como está, parece-me um marco.

Para poder considerar questões de ideologia nas minhas decisões teria de ver
uma outra postura, já mais amadurecida e reflectida, na adopção de foss a um
nível estratégico e nacional. Por exemplo, fomentar o desenvolvimento de um
"cluster" nacional (que frase tão política!)... aí, talvez o ideológico
encaixasse num projecto mais vasto e fosse também racional (para além de
ideológico).

Por outro lado, este tipo de opções têm sempre impacto nas empresas, que
geram emprego e receitas. Tenho sempre receio de alterações bruscas e
intensas...