[Portugal] Desafio, na area dos Cadastros Concelhios, ao Bastonário da Ordem, Presidente do OSGEO e APDSI (em CCs)

Marco Afonso mafonso333 gmail.com
Sábado, 5 de Novembro de 2016 - 03:35:33 PDT

Bom dia,

Antes de mais, gostaria de esclarecer que não sou engenheiro -  não acabei
a minha licenciatura em Eng. Informática na Univ. de Évora, mas espero um
dia, quando surgirem condições, concluir a licenciatura.

A minha função no desenvolvimento deste projeto do Portal de Mapas, é de
programador (aquilo me mais amo fazer no universo da informática). Isto
para dizer que pouco ou nada percebo de geografia, cartografia, cadastro,
urbanismo ou outras áreas além dos meus conhecimentos, assim não me parece
seja a pessoa indicada para falar sobre o tema do cadastro.

Posso sim dizer, que temos grande parte dos nossos dados em base de dados
Postgis. A nossa plataforma de SIG na intranet é a mesma que o Portal de
Mapas, com a adição do modulo de edição colaborativa que permite que vários
utilizadores de vários serviços possam inserir e atualizar parte da
informação.

A nível da interface para o utilizador, está inerente uma interface web e
optamos por uma interface que não fosse muito estranha ao utilizador comum
e similar à interface do Office 2010, com o objectivo de reduzir o "atrito"
que um utilizador tem em se adaptar a novas interfaces.

Para mais detalhes sobre o método de trabalho e tratamento de informação
geográfica, julgo que a nossa equipe de SIG será a mais indicada para
responder, ou mesmo fazer a dita palestra :)

Para questões relacionadas sobre a aplicação web, com certeza de
responderei basta me enviem um mail.