[Portugal] GPS Live Track

Paulo Gali Macedo pgmacedo fc.up.pt
Sábado, 2 de Dezembro de 2017 - 18:01:37 PST


	Cara Sandra,

	Lamento desapontar-te, mas não és a única a ter problemas com a ligação de GPS da Garmin, por cabo USB, ao Mac. Estou no mesmo barco…
	Sou Piloto Privado e Piloto de Ultraleves.
	Há mais de 15 anos que utilizo regularmente GPSs da Garmin para a aviação e Sempre (desde 1987) usei como computador o Macintosh.
	Como piloto, tenho o hábito de Planear os voos no Mac e de, no fim de cada dia de voo, descarregar para o Mac as informações recolhidas pelo GPS.
	Até recentemente, tudo tem corrido bem, dado que o meu GPS actual é um Garmin GPS Map 495 (com base de dados para a aviação), que tem já mais de 10 anos, e embora o meu MacBook Pro 17" i7 Quadcore, seja de final de 2011, ainda corro nele o Snow Leopard (Mac OSX 10.6.8). Aí, a ligação USB funciona em geral, bem.
	No entanto, recentemente comprei um  MacBook Pro 13" i7 Dualcore, da mesma época, (para testes) e instalei nele o El Capitan (Mac OSX 10.11.6). 
	Aí começaram os meus problemas...
	O Garmin GPS Map 495 deixou de comunicar, através da ligação USB com o MacBook Pro 13", com o Mac OSX 10.11.6 instalado, não reconhecendo sequer, o computador, o periférico instalado. 
	Sob indicação do Developer do software de comunicação que utilizo (MacGPS Pro) passei a usar a Ligação de Série presente no Garmin GPS Map 495, ligada a um conversor de Série para USB da Keyspan, com este ligado por USB ao Mac, e aí as coisas funcionam mais ou menos. No entanto, a simplicidade da ligação directa USB-USB, deixou de funcionar…
	Tanto quanto consegui averiguar, penso que é devido ao facto de a Garmin nunca ter desenvolvido um Driver USB para o GPS Map 495, e recentemente, (tanto quanto eu sei), a Apple ter mudado a política de normativa para o desenvolvimento de Drivers USB para as máquinas a usar os Sistemas Operativos mais recentes (como o Mac OSX 10.11.6) de modo a que agora qualquer Developer do software de comunicação USB para esses sistemas operativos, antes de comercializar ou disponibilizar  o produto, tem que assinar um protocolo com a Apple.
	Com tal, o que me parece estar a acontecer é que, enquanto que no caso do Snow Leopard (Mac OSX 10.6.8), o driver genérico USB da Apple, presente no Sistema Operativo, permitia fácilmente a comunicação, no caso do El Capitan (Mac OSX 10.11.6), não existe driver genérico USB da Apple, presente no Sistema Operativo e a Garmin não desenvolveu o driver, como era seu dever, (possivelmente considerando que o GPS em causa é já antigo). E quem se lixa é o utilizador,…
	Estou agora a tentar arranjar uma Alma Caridosa de um Developer Amigo, que se meta a desenvolver o driver referido. 
	Quando tiver novidades, dou notícias…


	Com os Meus Melhores Cumprimentos

	Paulo Gali Macedo
________________________
Paulo Gali Macedo
pgmacedo  fc.up.pt



On 30 de Nov de 2017, at 11:16, Sandra Lopes wrote:

> Bom dia,
> 
> Foi-me solicitada ajuda para resolver uma questão relacionada com a ligação
> de um GPS ao QGIS, eu não consigo solucionar e vejo assim solicitar ajuda à
> lista.
> 
> Problema:
> Tentar conectar o GPS Garmin Oregon 600 com o QGIS 2.18.14 sem sucesso, não
> chega a conectar com a mensagem Falha na ligação com o dispositivo GPS.
> Faço a ligação do GPS ao PC com o cabo usb e configurei o GPS em modo garmin
> spanner. Também já tentei com outros GPS da marca Garmin. O pc é um MacBook
> Pro
> 
> Obrigada
> 
> Sandra Lopes
> 
> 
> 
> --
> Sent from: http://osgeo-org.1560.x6.nabble.com/OSGeo-Portuguese-Local-Chapter-f3731409.html
> _______________________________________________
> Portugal mailing list
> Portugal  lists.osgeo.org
> https://lists.osgeo.org/mailman/listinfo/portugal



Mais informações acerca da lista Portugal