[Portugal] Revisão do Regulamento Nacional de Interoperabilidade Digital (RNID) - em vigor desde 2018.01.05

Duarte Carreira dncarreira gmail.com
Terça-Feira, 9 de Janeiro de 2018 - 14:29:11 PST

Bem, esta revisão é brutal...

http/2? Quer dizer que não se pode comprar win server 2012 se for para
publicar sites... só 2016...? E para além disso obriga ao uso de https. A
mim parece-me que muita gente não usa...
No apache não sei se no caso do ubuntu 16.04 (lts) já vem incluído, porque
não vinha... era preciso compilar o apache... aqui ao menos há solução, mas
em ambientes mais controlados, onde compilações não sejam aceites por
motivos de segurança, não vai ser fácil. e qual o benefício para a
interoperabilidade??

Não sei o suficiente sobre esta lei, para perceber bem quando é aplicável...
Ou seja, quando se adquire software para uma função que está no rnid, esse
software tem de implementar as normas obrigatórias, isso é claro. Mas os
sistemas existentes mantém-se?

E na gestão documental, as normas aplicam-se como? Converte-se todos os
docs que não sejam odf1.2 ou pdf1.7? Ou só nos upgrades e novas aquisições?

Imagem raster: png obrigatório?? mesmo?? então as boas práticas de definir
o melhor formato de acordo com o tipo de imagem voaram pela janela? png
para fotos?

vorbis? hehe... vá lá, o theora no video é só recomendado. vai ser
interoperável com o quê?

Não me interpretem mal, eu acho o rnid necessário e útil, até essencial. Só
me parece que andar no cutting edge não é propriamente promotor de
interoperabilidade... acho mesmo que é antagónico.

E depois lá vem a cláusula de se for mesmo muito difícil deixem lá isso...

Enfim, vamos ver o que isto produz no "país real".

Abraços,
Duarte