[Portugal] DEMs de Portugal Continental

Jose Gonçalves jagoncal gmail.com
Quarta-Feira, 15 de Dezembro de 2021 - 01:59:19 PST

Olá
Fiz um estudo comparativo dos 4 com pontos de verificação da cartografia
nacional, mas ainda estou para o publicar. Na zona do alto Tâmega, com
relevo acidentado, obtive um RMSE de 3.5 m, enquanto o SRTM tinha 5.1 m e o
ASTER 7.6. No Alentejo, com menos relevo, os RMSE foram de 1.9, 3.0 e 5.1
(ALOS, SRTM e ASTER). Estou a preparar um artigo sobre isso e daí ter posto
os DEM on-line
Penso que haverá publicações sobre ele, em particular dos autores (pode
procurar por Takeo Tadono, que é um dos responsáveis por esse DEM), mas
ainda vou fazer essa pesquisa.
A principal razão para esse DEM ser melhor é que as imagens pan-cromáticas
de onde ele é gerado têm pixel de 2.5 m (as do ASTER têm pixel de 15 m). O
DEM que eles criam é com espaçamento de 5 ou 10 metros, mas o que fornecem
gratuitamente é reamostrado para os 30 metros (1 segundo em latlong). O
problema desse DEM é que ficaram algumas zonas vazias penso que devido a
nuvens. Esse satélite teve um período de vida mais curto que o esperado.
Espero que estes sejam úteis. Se precisar de alguma coisa para outras zonas
posso dar uma ajuda na montagem de mosaicos.
Um abraço

José Alberto