[QGIS-pt] Ordenar dados numa tabela POSTGIS com base num campo

Alexandre Neto senhor.neto gmail.com
Quarta-Feira, 20 de Agosto de 2014 - 03:19:51 PDT

Bom dia,

No QGIS, pode ordenar a tabela de atributos com base num campo, clicando
sobre o nome do dito campo. Clicando várias vezes, alterna entre a
ordenação ascendente e descendente.

Esta operação terá de ser repetida, sempre que abrir uma nova tabela de
atributos e portanto poderá não ser a solução que procura.

Existe um Feature request para esta funcionalidade, mas aparentemente não
despertou o interesse de nenhum programador, nem de nenhum patrocinador:

http://hub.qgis.org/issues/1597

Se os dados estiverem numa base de dados, tal como vem descrito no Feature
request, uma das formas de obter o que pretende é criar uma view (ou usar o
dbManager para criar o SQL equivalente) que coloque os dados por ordem.

De notar que as views não são directamente editáveis no QGIS. Por isso se
necessitar dessa hipótese terá de criar um trigger para direccionar as
edições da view para a tabela original.

Cumprimentos,

Alexandre Neto