[QGIS-pt] Compositor de impressão

Alexandre Neto senhor.neto gmail.com
Segunda-Feira, 25 de Agosto de 2014 - 03:49:51 PDT

Bom dia Paula,

Que eu saiba (alguém me corrija estiver enganado) no QGIS a opção de
transformar a legenda (ou outros elementos) em gráficos (ainda?) não
existe. Na necessidade de criar legendas mais personalizadas é sempre
possível converter todo o layout para SVG, editar a legenda na inkscape e
inseri-la depois como imagem no layout do QGIS.

Ainda assim, para símbolos na legenda cuja descrição necessite de duas ou
mais linhas, chamo a atenção para a funcionalidade "Quebrar linhas em" nas
propriedades principais da legenda. Pode colocar lá colocar um conjunto de
caracteres à sua escolha (normalmente usa-se o '/n') para identificar
quebras de linha. Depois basta alterar os títulos dos items da legenda
adicionando o '/n' onde necessitar de uma quebra. Pode ser que ajude e
evite a tal exportação para o SVG.

Em relação ao uso de outros símbolo que não o quadrado/rectangulo. Por
enquanto isso também ainda não é possível. No entanto, mas estão a decorrer
grandes desenvolvimentos em torno de todo o sistema de legenda do QGIS
(tanto no compositor como no mapa principal) que vão permitir muitas novas
funções (já li algumas referências a simbolos diferentes para a legenda).
Espera-se portanto que algumas dessas funções possam estar disponíveis em
futuras versões do qgis. Tudo dependerá da disponibilidade/interesse dos
programadores, ou de potenciais patrocínios nesse sentido.

Espero ter ajudado.