[QGIS-pt] 1as Jornadas Lusófonas CTIG 2014 - Coimbra - 11 a 13 Setembro 2014

Pedro Venâncio pedrongvenancio gmail.com
Terça-Feira, 23 de Setembro de 2014 - 14:21:31 PDT

Olá Ricardo,

Deve haver algum engano na TAREFA A (Recorte do raster (CRIF) com base no
limite administrativo do distrito de Coimbra)

2) QGIS (Algoritmo desenvolvido em Python):
Menu Vector > Ferramentas de geoprocessamento > Cortar > Configurar e
executar

Esta ferramenta do QGIS serve para fazer o recorte de vectores, que no
fundo foi o que fizeram na TAREFA B.

Qual foi a ferramenta que realmente usaram?

Não é novidade que as ferramentas do menu Vector do QGIS têm problemas de
performance. Como sabes, estas ferramentas pertenciam originalmente a um
plugin denominado fTools, desenvolvido em Python. Creio que entretanto já
foi feito o port para c++, mas não sei se foi de todas as ferramentas. Sei
que estas ferramentas foram bastante refinadas numa versão empresarial do
QGIS, mantida pela Sourcepole, mas ainda não foi feito o backport dessas
melhorias para o QGIS master. Talvez o developer meeting que se avizinha
traga novidades nessa matéria.

Contudo, eu diria que o QGIS tem, neste momento, 3 ou 4 vias alternativas
para cada uma das operações "básicas" de geoprocessamento, o que dá uma
grande flexibilidade aos utilizadores. Concretamente para o recorte de
rasters, tendo vectores como base, estou a ver:
 - Clip raster by mask (usa o GDAL);
 - Clip Grid with Polygon (usa as ferramentas do SAGA)
 - Diversas formas através das ferramentas do GRASS (r.mask, r.resample,
r.mapcalc)

Eu pessoalmente costumo usar o Clip Grid with Polygon, que é bastante
rápido. Mas não consigo descarregar os dados que vocês usaram, para testar.

Abraço,
Pedro Venâncio