[QGIS-pt] 1as Jornadas Lusófonas CTIG 2014 - Coimbra - 11 a 13 Setembro 2014

Alexandre Neto senhor.neto gmail.com
Terça-Feira, 23 de Setembro de 2014 - 16:09:13 PDT

Boa noite,

Já dei uma leitura "pela rama" ao artigo. E tenho de concordar com o
Ricardo quando diz que testar o software e compará-lo também é uma forma de
contribuir. Agora, creio que comparar o desempenho de um software baseado
em apenas no desempenho de 2 ferramentas, é um bocado limitador para depois
se tirar conclusões válidas, e nisso acho que o artigo peca bastante. Sei
que era só um exemplo, mas até que ponto as entidades públicas dependem do
desempenho do Clip e em que aspecto poderá isso influenciar a decisão de
optar ou não pelo OS?

Também achei estranho a permissa de que não seriam usadas ferramentas
"externas" e plugins. O qgis depende em muito de plugins que mais do que
contribuições isoladas da comunidade respondem a necessidades específicas
de conjuntos de utilizadores, mas que estão bastante acessíveis. Vejo isso
como uma vantagem, uma vez que o utilizador apenas instala os plugins que
necessita, ao contrário do ArcGIS em que tens centenas de ferramentas
instaladas que a maioria dos utilizadores nunca vão usar mas depois para
fazer uma operação tão simples como uma diferença (Erase no arcgis) é
necessário ter a  versão mais cara.

Não sei se está pensado uma continuação deste estudo, mas seria
interessante uma comparação do software de uma forma mais robusta,
incluindo, para além do desempenho, a disponibilidade de ferramentas, a
facilidade de utilização ou user experience.

Para isso imagino definir umas quantas tarefas comuns a praticamente toda a
gente necessita num SIG Desktop (e.g. adição, visualização e simbologia de
dados geográficos de diferentes formatos; edição de dados vectoriais tanto
as geometrias como os atributos; análise espacial (um processo como a
definição da CRIF que implica diversos passos), algebra de mapas,
preparação de layouts e impressão). Depois, para cada uma das tarefas
averiguar o desempenho, a possibilidade ou não de desempenhar a tarefa e a
facilidade de o fazer (medindo por exemplo o número de passos ou cliques
necessários).

Depois então completar com a avaliação de custos. Que deveriam incluir o
preço do software, da manutenção e da formação.

Obviamente cada entidade precisaria de fazer os seu próprio estudo baseado
nas suas necessidades específicas, mas serviria para provar (ou não) se o
software open source tem ou não capacidade para resolver grande parte das
necessidades e com que consequências.

Será que algum aluno que fazer tese de mestrado sobre este assunto?