[QGIS-pt] Janela Diálogo - Transformação DATA

Pedro Ribeiro pedrib.stt at gmail.com
Tue Dec 15 02:19:30 PST 2015

Bom-dia.
(Desculpa aos moderadores pelo tamanho da mensagem anterior)

Para começar convêm explicar que adoptei o método das grelhas NTv2 de
transformação entre *data.*

E segui o proposto pelo colega Ricardo Pinho (Março do corrente) copiando
para C:\Windows\Program Files\QGIS Lyon\share\proj os ficheiros das grelhas
e para C:\Windows\Program Files\QGIS Lyon\apps\qgis\resources o novo
ficheiro srs.db.

Já verifiquei nas definições dos CRSs que o parâmetro *+towgs84* foi
substituído pelo correspondente *+nadgrids* e não estava à espera que fosse
necessário proceder à escolha do tipo de transformação a utilizar no caso
ilustrado pela imagem e que se resume a uma tentativa de *save as* sobre
uma *layer* vectorial *openstreetmap* (em EPSG: 4326, WGS84) para EPSG:
27493 (Dt73).

Já se me tinha apresentado a mesma situação aquando do carregamento da
*OpenLayer
Google Maps*, sempre que o OTFR estava *on* e com outro CRS que não o 3258
Pseudo Mercator.

Provavelmente se eu fizer a *query* (espacial) que me interessa em WGS84 e
depois gravar os resultados em Dt73 não terei estes problemas mas já agora
gostava de perceber o que está a acontecer.

Obrigado pela atenção,
Pedro Ribeiro
​
 Transformações (1).gif