[QGIS-pt] Solução para a transformação de coordenadas no QGIS

Pedro Venâncio pedrongvenancio gmail.com
Segunda-Feira, 23 de Fevereiro de 2015 - 08:26:16 PST

Olá Duarte,

Parece-me que a sugestão do developer do qgis indicou é a melhor abordagem,
> se calhar a única possível. Abordar directamente o proj4. Penso que
> exigirão
> referências "oficiais". Por isso, se calhar teremos de usar as grelhas do
> ex-igp? Embora não conheça estudos de análise de precisão, como temos para
> as grelhas do prof. gonçalves, pode ser necessário por serem produzidas
> pelo
> entidade nacional de cartografia.

A DGT também disponibiliza a precisão:
http://www.dgterritorio.pt/cartografia_e_geodesia/geodesia/transformacao_de_coordenadas/grelhas_em_ntv2/

Os resultados são ligeiramente melhores que os do Prof. José Alberto,
talvez pelo facto de terem sido utilizados mais vértices na elaboração das
grelhas (1129 vs 940). Está tudo aqui:
http://qgis.pt/blog/2014/07/13/transformacao-de-coordenadas-e-utilizacao-das-grelhas-ntv2-no-qgis/

Quanto à proposta, penso que poderá ser feito o pedido de alteração à EPSG (
http://www.epsg.org/MakeChangeRequest), e penso que até nem é necessário
ser pela entidade oficialmente competente (leia-se DGT). Esse deverá ser o
passo inicial. Daí depois poderá solicitar-se ao proj4 para fazerem a
actualização com base na EPSG e, consequentemente, o QGIS e todos os
softwares que usam o proj4 irão "receber" a actualização.

Por isso é que concordamos com a explicação que foi dada pelos developers
do QGIS e resolvemos (grupo QGIS PT) solucionar a questão para os
utilizadores portugueses, através desse post no blog (onde explicamos
detalhadamente como substituir as bases de dados sqlite para ter os últimos
parâmetros de transformação e as grelhas de Portugal Continental) e, mais
tarde, do Plugin "Transformação de Datum para Portugal":
http://qgis.pt/plugins.html .

Abraço!
Pedro