[QGIS-pt] Solução para a transformação de coordenadas no QGIS

Ricardo Pinho ricardodepinho gmail.com
Terça-Feira, 24 de Fevereiro de 2015 - 08:16:31 PST

Olá a todos,

Isto começa a tomar forma de um debate interessante...
já diz o ditado: "a falar é que a gente se entende"

Antes de começar só um aparte:

*> precisamente porque esta abordagem só funcionaria> num mundo ideal (onde
só se usasse Open Source! :) )*

Estamos longe de viver num mundo ideal e até desanimador quando parece que
em vez de nos aproximarmos, estamos-nos cada vez a afastar mais dele. Mas
isso não nos pode impedir de todos os dias desejar e tentar alcança-lo
mesmo sabendo que é muito dificil. chama-se a isto: sonhar, uma constante
da vida!  :-)

*> Como já te disse, estou de acordo com o que dizes*

Ok, assim já ficou claro que concordas com a proposta.
tinha ficado um pouco na dúvida... ;-)

Identificas um possivel problema:

*> Quando carregas esta layer no QGIS, ela assume, naturalmente, > o
sistema de referência ESRI:102164 (http://epsg.io <http://epsg.io>>
/102164), ...*

*> Se fosses transformar esta layer para PT-TM06/ETRS89, > sem antes lhe
atribuir o EPSG: 20790,> obtinhas um resultado com mais de 200m de erro! >
Por isso é que eu digo que não é assim tão simples.*

Em primeiro lugar, a proposta não vai em nada prejudicar ou agravar essa
situação.
Pelo contrário, acredito que a proposta vai ajudar a resolver essa
situação, porque se transmitirmos a todos os utilizadores a ideia e o "bom
hábito" de usar um EPSG único, a situação resolve-se facilmente, como tu
próprio reconheces, atribuindo ao tema o EPSG:20790. Contrariamente ao que
dizes, está-se a complicar uma coisa que afinal é mesmo simples! ;)

Vamos lá rebater os pontos levantados de "sim, mas não é possivel!"

*> que o QGIS, a título individual, não pode, nem deve, fazer essa
alteração,> porque existe todo um ecossistema que tem de funcionar
integrado*

Discordo.
QGIS é software livre e código aberto, e *duas das suas permissas e razão
do seu sucesso* são:
(liberdade 1) A liberdade de estudar como o programa funciona, *e adaptá-lo
às suas necessidades.* Para tanto, acesso ao código-fonte é um
pré-requisito.
(liberdade 3) A liberdade de *distribuir cópias de suas versões modificadas
a outros*. Desta forma, você pode dar a toda comunidade a chance de
beneficiar de suas mudanças. Para tanto, acesso ao código-fonte é um
pré-requisito.

Por isso, não só podemos, como devemos fazer a alteração se isso se adaptar
às nossas necessidades e distribuir se isso ajudar outros. Eu faço-o há
anos (decadas) e é uma das razões porque prefiro software livre. livre de
amarras não só do outro tipo de licenciamento de software mas também de
mentalidades antigas.
No limite até podemos lançar uma nova distribuição nacional do QGIS... mas
penso que não é caso para tal. eheheh

*> *
*se quiserem avançar com isto, o projecto com o qual deverão falar é o
proj4 e não o qgis.*
Discordo.
O proj4 também é software livre. Eu altero igualmente e sempre as
definições proj4. ;-)
O que me preocupa são os utilizadores do QGIS e as definições implementadas
pelo QGIS. Essas é que são urgente mudar e para a qual há esta comunidade
portuguesa de utilizadores diretamente interessados.
Obviamente que nada impede que se proponha também as alterações no proj4,
mas não acho correto "sacudir assim a agua do capote".

*> esta informação é providenciada pela EPSG, que agrega informações dos
organismos oficiais*

Discordo.
É verdade, a lista EPSG é gerida pela IOGP: http://www.epsg-registry.org/
Podemos propor alterações mas eles ouvem preferencialmente entidades
publicas e com competencias na área.
Como podem facilmente constatar pelo "lixo" que lá existe sobre Portugal é
facil entender que o método de atualização não funciona. Quem quiser pode
tentar seguir esse caminho das pedras, mas encham-se de paciencia e
garanto-vos que vai demorar muito tempo.

*> Ao aplicarmos isto à realidade do QGIS só iria isola-lo perante os
outros,*

Discordo.
Como sabem cada solução que usa o proj4 cria o seu próprio repositório de
sistemas de coordenadas e no fundo acabam todos de uma certa forma por
estar isolados uns dos outros e estão longe de estarem sincronizados.

O QGIS 2.6.1 na sua instalação base windows vem com *51 ficheiros de
grelhas gsb *(NTv2) na pasta (c:\Program Files\QGIS Brighton\share\proj\).
No seu repositório (tabela: tbl_srs do ficheiro: c:\Program Files\QGIS
Brighton\apps\qgis\resources\srs.db) vem com *182 definições de sistemas de
coordenadas que usam grelhas* (+nadgrids) de um total de 5326. Mais 3 acho
que não faz grande diferença. ;-)

E custa-me entender que seja *considerado mau *tomar um caminho diferente
para corrigir um problema, mesmo que isso nos isole dos outros... mas
admito que é um fenómeno recorrente e muito atual, que atinje até pessoas
muito ilustres como governantes ;)

Acho que se está a exagerar no impacto negativo que esta mudança acarreta.
(não sejamos mais papistas que o papa)
Uso estas alterações há muito tempo no QGIS e noutros softwares livres SIG
e não tenho sentido efeitos colaterais.

Apenas detetei um pequeno problema quando "sem querer atribuo erradamente"
um sistema de coordenadas com definições de grelhas a dados fora dos
limites das grelhas. Dá um erro que até serve de alerta para o utilizador
saber que está a fazer asneira!
Poderá criar algum problema a quem queira atribuir coordenadas nestes
sistemas por exemplo a embarcaçoes ao largo de portugal... ou dados em
Espanha... mas não são boas práticas. eheheh

*> Imagina que tu não és tu*

LOL, é um exercício deveras dificil, mas sinceramente, gosto de ser eu. ;)
Sei o que queres dizer, e é precisamente por isso que estou a apresentar
esta proposta, porque me coloquei na pele dos outros e há anos que ajudo
pessoas a ultrapassar este tipo de problemas...

Ricardo Pinho