[QGIS-pt] Dados OpenStreetMAp

Pedro Ribeiro pedrib.stt gmail.com
Quinta-Feira, 26 de Fevereiro de 2015 - 11:01:16 PST

Olá João! Obrigado pelo interesse!

Estou a usar a 2.6.0 (Brigthon). Não sei se é ou não sensato começar já a
utilizar a que acabou de sair (2.8)...

Quanto ao problema: eu estou de facto a seguir a documentação (secção 7.2.4
do Training Manual) e tenho-a seguido mais ou menos de fio a pavio. No
início (secção 1.2.1) já tinha implementado estas acções. Agora, de
repente, deixou de resultar.

Inicialmente faço como dizes:

- Menu Vector > OpenStreetMap >Download Data

Depois:

- Menu Layer > Add Layer > Add Vector Layer

- *aqui escolho apenas as layers *points, lines e multipolygons;

E da 1ª vez que tive problemas, só me apareceram os pontos no mapa. Foi aí
que comecei a consultar a tabela de atributos das *lines *e* multipolygons* e
a verificar que estavam vazias.

Tentei descarregar os dados OSM várias vezes escolhendo diferentes áreas
geográficas. Nada.

Agora, o mais curioso, mudei de pasta - gravei o OSM numa pasta acima da
que estava a usar e começou a dar!?!...

Só para acabar de esclarecer e de acordo com os passos do tutorial
(Training Manual): uma vez filtrada a informação OSM para os 3 layers
genéricos mencionados, a ideia é usar a janela de propriedades de cada um
para tornar a filtrar (query) e construir outros layers (tipo: edificios,
uso_solo, corpos_agua, caso do multipolígonos; estradas, linhas_agua, caso
da linhas; etc.) através de um *save as* para uma shapefile (ESRI)...

Cumprimentos,
Pedro Ribeiro