[QGIS-pt] LizMap - Baixa Performance

Giovanni Manghi giovanni.manghi gmail.com
Quarta-Feira, 24 de Junho de 2015 - 03:52:32 PDT

Caro Pedro, bom dia,

> A máquina onde estamos a testar o QGIS Server processa através de um dual
> core com 1Gb de RAM.
>
> E processa lentamente..
>
> Estou a falar-vos de um projecto com 1,5 Mb (shapes contendo +/- 70 Gb que
> não estou a publicar em conjunto!...)
>
> Que será que se pode fazer (além de aumentar a RAM para 2 Gb, como previsto)
> para pôr o LizMap a "deitar menos fumo"?
>
> Devo 'migrar' a informação das shapes para PostGIS?... Mas só estou a dar
> WFS capabilities a 3 layers...

tenho alguma experiência em publicar serviços com qgis server e websig
com Lizmap/QGIS web client
e honestamente 1gb de ram (ou 2) é uma quantia muito baixa (temos mais
nos telemóveis hoje em dia),
em particular se os dados/projectos forem
complexos. Experimentem numa maquina com uma quantidade de RAM
razoável (>= 8gb, e por isso terão de usar
uma versão a 64bit de QGIS server) e irão ver que o desempenho irá
melhorar de forma substancial.

De forma geral para melhorar o desempenho os dados devem ser optimizados:

* overviews e tiles internas nos rasters
* dados numa base de dados (na mesma maquina se possível, onde
obviamente não há limitações de recursos hardware)
* índice espacial nos vectores
* usar vectores generalizados e/ou mostrar versões generalizadas dos
vectores em intervalos de escalas diferentes (e
portanto no LM usar a opção "group as layer")
* mais alguns truques...

Cumprimentos

--
Giovanni Manghi
http://naturalgis.pt/
giovanni.manghi at naturalgis.pt
* WebGIS development
* QGIS/PostGIS Training
* QGIS Support and Consulting
* QGIS development
Google+/Hangouts: giovanni.manghi at gmail.com
Giovanni is QGIS main tester and active member of its development team