[QGIS-pt] Desenho assistido por computador/Open source

Ricardo Pinho ricardodepinho gmail.com
Segunda-Feira, 4 de Maio de 2015 - 12:45:00 PDT

Caro José Carlos Santos,

É realmente uma pergunta recorrente para o qual também não encontro
resposta nem explicação para o "mistério" de, nos tempos de hoje, ainda não
existir nenhuma alternativa de software livre credível para o AutoCAD.
O que é facto é que ainda nenhuma Universidade Americana investiu nisso!

Ora aqui está uma boa oportunidade para as Universidades Portuguesas e para
Portugal, investir na criação de uma plataforma CAD open source / software
livre!... ;-)

O único projeto que conseguiu abalar um pouco do monopólio AutoCAD foi o
intelliCAD <http://www.intellicad.org/>.
Uma espécie de clonagem do AutoCAD feita em segredo pela Softdesk (um dos
principais parceiros da Autodesk), que mais tarde a Autodesk comprou,
teoricamente para integrar as soluções verticais da Softdesk na familia
AutoCAD e obviamente para abafar o então projeto secreto codename
"Phoenix". Mas depois de muitas peripécias e milhões de dollars à mistura
(ver história do intellicad
<http://en.wikipedia.org/wiki/IntelliCAD#History>) incluindo muitos anos em
tribunal (devido a patentes), acabou por conseguir sobreviver de forma
atribulada até aos dias de hoje.
O intellicad é hoje desenvolvido pela IntelliCAD Tecnology Consortion
<http://www.intellicad.org/> (organização sem fins lucrativos) que detem os
direitos do código fonte e que o disponibiliza a empresas de software
terceiras mediante um contrato e uma cota anual, permitindo a esses
desenvolver e comercializar produtos de CAD aos clientes finais baseados em
intellicad: https://members.intellicad.org/members/index.php
Alguns destes produtos já são comercializados há muito em Portugal e
apresentam preços de licenciamento muito inferiores ao AutoCAD.

Devo destacar o caso particular da empresa, Bricsys
<https://www.bricsys.com/pt_PT/>, que durante muitos anos foi um dos
principais fornecedores de soluções basedas em intellicad, mas que a certa
altura decidiu unilateralmente que já tinha feito tanta contribuição e
modificação ao código do intellicad que o considerou da sua autoria e
deixou de pagar a cota ao ITC. Hoje fornece um vasto conjunto de produtos
independentes na área de CAD (mas também clones do AutoCAD/IntelliCAD),
entre os quais a primeira versão de intellicad para mac e linux (Fedora /
OpenSuse / Ubuntu <http://www.bricsys.com/common/knowledge/topic.jsp?id=65>
)!

Paralelamente em 1998 nasce a iniciativa "Open Design Alliance
<https://www.opendesign.com/>", inicialmente chamada "OpenDWG Alliance",
também uma organização sem fins lucrativos, criada por empresas que tinham
como objetivo "democratizar" o acesso aos dados de CAD no formato DWG/DXF
(propriedade da Autodesk) e DGN. (ver historia
<https://www.opendesign.com/about/history>). Neles se incluem obviamente as
empresas que querem uma fatia do mercado de CAD dominado pela Autodesk,
designadamente: Bentley, Intergraph, SolidWorks, Adobe e claro a ESRI. (aqui
uma lista de alguns
<http://en.wikipedia.org/wiki/Open_Design_Alliance#Members_of_the_Alliance_.28not_exhaustive.29>)
;-)
Entre os vários produtos destacam-se o OpenDWG e o OpenDGN, que abriram
portas para a atual possibilidade de aceder a dados gravados em DWG por
software que não seja licenciado pela Autodesk.

Espero ter ajudado esclarecer e a enquadrar a "Industria de CAD", que
obviamente gera todos os anos biliões de dollars, e para a qual não existe
alternativa Open Source / Software Livre.

Cumprimentos
RP

No dia 4 de maio de 2015 às 18:08, José Carlos Santos <