[QGIS-pt] frmt_wms_googlemaps_tms bloqueado por proxy

Pedro Venâncio pedrongvenancio at gmail.com
Thu Jan 14 14:44:15 PST 2016

Olá Ricardo e professor José Alberto,

Já agora...
> há alguma forma de configurar este plugin para funcionar em tile+buffer do
> ecra (em pano de fundo - tipo openlayers) de modo a tornar o PAN mais
> suave, evitando aquele brusco refresh e espera do novo single tile?

Referes-te à propriedade transitionEffect resize do openlayers? É provável
que esse efeito esteja presente no plugin openlayers, porque ele usa
efetivamente o openlayers para carregar as imagens.

Já no QuickMapServices não me parece que exista, porque simplesmente ele
acede e apresenta as tiles do google (tal como no XML do post do Giovanni):

[tms] url = https://mt1.google.com/vt/lyrs=s&x={x}&y={y}&z={z} zmax = 20

https://github.com/nextgis/quickmapservices_contrib/blob/master/data_sources/google_sat/metadata.ini

Confirmo, a nova cobertura do google maps é irregular em algumas zona,
> comparando com os ortos municipais. Por exemplo na zona da A32 em OAz tem
> desvios de metros, o que realmente é uma pena.
> Penso que esteja relacionado com o MDT?! pois pareceu-me que esses desvios
> aparecem mais em zonas de grandes variações de altitude (montanhas,
> viadutos, etc)

Apesar da Google não disponibilizar os metadados das imagens, tanto quanto
sei, a maioria delas não são ortorretificadas, daí os problemas mais
evidentes nas zonas de relevo mais complexo.

> Quanto ao layer do historical google earth, não sei.
>
> Suponho que a google não usa openstandards, do genero WMS TIME
> <http://dev.openlayers.org/examples/wmst.html>, e pela informação que
> tenho lido na web, deduzo que tenha protocolos proprios para aceder ao
> servidor google earth historical? Mas posso estar enganado.
>
> No XML, em:
>
> http://mt.google.com/vt/lyrs=y&hl=en&x={x}&y={y}&z={z}&s=Ga
>
> Não sei se é possível usar outros valores no parâmetro lyrs para além dos
> indicados... ?

Também não sei, mas não me parece simples, porque a data das imagens varia
muito de local para local. Se, por exemplo, no centro do Porto estão
disponíveis imagens de 13 datas diferentes:

13-01-2003, 07-09-2003, 16-05-2004, 16-06-2004, 30-10-2006 (IGP/DGRF),
26-06-2007, 15-06-2009, 11-10-2009, 14-03-2010, 22-03-2011, 29-06-2011,
22-06-2012 e 11-05-2013

aqui para Pinhel só existem imagens de 3 datas:

19-05-2003, 30-10-2006 (IGP/DGRF) e 27-09-2010

que, excluindo o voo do IGP/DGRF, nem sequer coincidem.

Portanto não seria fácil definir algo como um WMS Time, já que muito
dificilmente se conseguiria acertar nas datas que correspondessem a um
mosaico completo de uma região / país / continente.

De qualquer forma, se alguém conseguir ou se houver outros serviços que
possam fazer sentido, existe esta página que explica como acrescentar novas
fontes de dados ao QuickMapServices:
https://github.com/nextgis/quickmapservices/wiki/Adding-data-source

Um abraço,
Pedro