[QGIS-pt] Digitalização de cartografia

Jose Gonçalves jagoncal at gmail.com
Tue Jan 26 16:14:05 PST 2016

Caro colega

A resolução a escolher será, em princípio, independente da escala.
Normalmente 300 dpi (pixel de 0.085 mm) é adequado.

Os quatros pontos dos cantos poderão ser suficientes se o material em que a
carta está desenhada for pouco deformável.
É sempre mais seguro usar mais pontos, por exemplo 9, em grelha de 3 por 3.
A redundância é bastante superior, o que dá mais segurança ao processo. O
erro médio quadrático deverá ser inferior ao erro de graficismo da carta.

A transformação mais adequada é a transformação afim, isto é, um polinómio
de grau 1. Transformações de grau mais elevado, ou transformação projectiva
não se justificam. A transformação de Helmert (designação do QGIS para
transformação apenas com translação, rotação e escala) poderá não ser
suficiente.

Deve ser dada preferência ao sistema de coordenadas retangular em que a
carta está desenhada. Por exemplo na carta militar o sistema de coordenadas
de base é o sistema militar (Hayford-Gauss datum Lisboa, até 2001).
Poderiam ser usados pontos da grelha UTM, mas não seria a melhor opção.
Fazendo a retificação da imagem será conveniente escolher a reamostragem
bi-linear.
Espero que esta informação seja útil.

Cumprimentos

José Alberto Gonçalves