[QGIS-pt] Declives de caminhos rurais

Andre Mano andre.s.mano at gmail.com
Mon Nov 28 23:55:24 PST 2016

O problema que descreves parece ser simples mas a execucao nao e assim tao
simples, mas e possivel. Uma outra alternativa seria algo do genero:

1 - extrair os vertices de cada um dos caminhos como pontos e agrupar esses
pontos segundo o caminho a que pertencem. Precisas de dois passos para isso:

              a) - *Vector > Geometry Tools > Extract Nodes *(obter os
vertices das linhas)

*              b) - Vector > Data Management Tools > Join by location
*(adicionar
a tabela de atrubutos dos vertices ao nome/id de onde provem cada um dos
vertices)

2 - *Vector > Geometry Tools > Add geometry columns *para adicionar as
coordenadas X e Y de cada um destes pontos

3 - Utilizar o plugin *Point Sampling Tool* para extrarir os valores de
declive do raster

Agora tens todos os dados que necessitas na tabela de atributos. Apenas
tens que filtrar/usar field calculator os resultados para obter o que
precisas (declives médio, máximo e a localização do declive máximo). Talvez
mais facil trabalhar esta informacao no Open Office Calc, Excell ou algo do
genero e depois adicionar a tabela resultante ao QGIS.

A partir destes dados, podes agora produzir uma tabela com a informacao
necessaria (que devera ser uma tabela com 5 atributos - nome/id do caminho
| declives médio | máximo | coodenada X do declive máximo | coordenada Y do
declive maximo|

Resta um ultimo passo:

4 - Fazer um Join by attributes em que a condicao do join e o id/nome da
linha, que em principio sera coincidente tanto para o layer original dos
caminhos, como na tabela que contem a nova informacao.

E claro que todo este procedimento parte do principio que o raster de
declives tem qualidade suficiente, o que podera ser um problema, como disso
o Pedro.

Espero que ajude,

Andre Mano

André Mano