[QGIS-pt] selecionar dados em postgis

Jorge Gustavo Rocha jgr at geomaster.pt
Thu Apr 4 09:26:28 PDT 2019

Olá,

Parece-me que a solução mais adequada é carregar a área na base de dados
e depois fazer uma query que só carrega no QGIS os dados dentro da
shapefile.

Se uma tabela se chamar 'estudo' e a outra 'areadeestudo', a query seria:

select estudo.*
from estudo, areaestudo
where st_contains(areaestudo.geom, estudo.geom)

Pode-se acrescentar mais condições no where para restringir os dados a carregar no QGIS.

Bom trabalho

Jorge Gustavo

Às 16:58 de 04/04/19, Luis Bentes escreveu:
> A questão principal que tenho, para além da que eu coloquei
> inicialmente, é que a tabela da qual eu quero selecionar dados de uma
> área reduzida (a minha área de estudo) tem muitos milhões de dados e
> por isso nunca a consigo carregar em nenhum computador a que tenho
> acesso. Por isso pensei em fazer a selecção dos dados antes de os
> importar para o QGIS, usando para isso o SQL. Tudo seria mais simples
> se a área tivesse um formato regular mas como é um poligono de formato
> estranho não ajuda nada, daí querer utilizar a informação da geometria
> [...]
Logo*   Geomaster, LDA*
  *VENHA DESCOBRIR O CAMINHO DO OPEN SOURCE CONNOSC**O

*

Avenida Barros e Soares
N.º 423, 4715-214 Braga
VAT/NIF510 906 109