[QGIS-pt] (sem assunto)

Giovanni Manghi giovanni.manghi at gmail.com
Tue Jul 9 16:38:10 PDT 2019

Caro Rogério, boa noite,

> 1 - Como posso aceder a um serviço ATOM com as versões 3.* do QGIS,.

há um plugin, que aparentemente não foi (ainda?) migrado para QGIS 3.*

http://plugins.qgis.org/plugins/inspireatomclient/

> 2 - Como utilizar grelhas NTV2 de transformação entre Data.

a logica das transformações de coordenadas mudou por completo no QGIS
3.8 com a adoção de PROJ6.
Isso irá facilitar imenso o uso das grelhas NTv2.

Entretanto os nosso plugin

http://plugins.qgis.org/plugins/ntv2_transformations/

irá ser migrado para QGIS 3.* logo que possível***, pois vai continuar
responder a casos de uso muito práticos (i.e. criar, em lote, copias
de camadas com um data antigos para o etrs89)

***logo que possível=quando iremos ter tempo livre para isso ou quando
alguém irá querer suportar o trabalho para fazer isso de forma rápida.
Estamos tb abertos a receber patches com as alterações necessárias
para tornar o plugin QGIS 3.* compatível.

> 3 - É possível "georreferenciar" uma camada vetorial através de alguns pontos, algo do género do que é possível fazer com as imagens.

mais um plugin
http://plugins.qgis.org/plugins/VectorBender/

este tem uma atualização recente (inicio 2019) e deverá ser QGIS 3.* compatível.

Cumprimentos

--
Giovanni Manghi
http://naturalgis.pt/
giovanni.manghi at naturalgis.pt
* QGIS/PostGIS Training
* QGIS Support and Consulting
* QGIS development
Google+/Hangouts: giovanni.manghi at gmail.com
Giovanni is QGIS main tester and active member of its development team