[QGIS-pt] Alterar a estrutura da tabela de atributos

Alexandre Neto senhor.neto at gmail.com
Tue Jun 30 06:47:01 PDT 2020

Caro António,

Podemos sempre ficar agarrados às "glórias do passado" e deixar de evoluir.

Fala em como não tem razões para usar o 3.x por causa de um ou outro plugin
em falta. Espero que não tenha deixado de experimentar a versão 3. Porque a
diferença é abismal!

Só alguns exemplos de como tanto o QGIS 3.4, como o 3.10 é muito superior
ao 2.18.

1. Multi-threading, a capacidade de fazer várias tarefas ao mesmo tempo. No
2.18, enquanto se renderizava o mapa ou se corria um algoritmo, não se
podia fazer mais nada. O mesmo não acontece no 3.

2. A funcionalidade que falei ao armando de copy paste dos estilos das
camadas. Juntamente com a capacidade de copiar uma camada de um projecto
para o outro.

3. Muito algoritmos do QGIS foram portados de Python para C++ sendo às
vezes 500% mais rápidos.

4. Multiplos map views incluindo a 3D

Estes são só exemplos que me lembrei, mas se tiver interesse, aconselho
vivamente a leitura dos change logs desde a versão 3.0 até agora à 3.4.

https://www.qgis.org/en/site/forusers/visualchangelogs.html

Se não se impressionar com isso, então é mesmo um "caso perdido" :-)

Em relação aos plugins e tem saudades, pode sempre contactar o developer e
perguntar quando custaria converter para 3. Pode ser que haja mais
interessados e dividiam o custo.

A terça, 30/06/2020, 13:26, Antonio Sobral Almeida <sobral.almeida  gmail.com>