[QGIS-pt] Criar Geotiff com 300dpi, RGB (3 bandas) e resolução radiométrica de 8 bits (256 tons)

Lisbeth Christina lisbethchristina at gmail.com
Tue Nov 3 00:40:41 PST 2020

Bom dia colegas,

Hoje venho expor uma dificuldade que tenho. Trabalho num Município e entre
outras coisas pede-se parecer e remete-se informações a entidades externas,
entre elas a CCDR-N. Esta entidade exige-nos que para publicação no DR lhe
sejam emitidas as plantas em formato geotiff - uncompressed - resolução a
300dpi, resolução espectral RGB (3 bandas) e resolução radiométrica de 8
bits (256 tons) por cada banda espectral, e respetivo tfw. O ficheiro
deverá estar georeferenciado em PT-TM06/ETRS89.

Inclusivamente explicam como proceder em ArcGis: executar a função de
renderização com *"force RGB".*

Atendendo que não dispomos da ferramenta de ArcGis tenho-me "desenrascado"
utilizando a versão free do Global Mapper. Porém já instalei tantas vezes a
versão free deste que já não consigo trabalhar mais com o mesmo em nenhum
dos meus computadores.

Assim, gostaria de perceber se alguém tem como contornar isso com soluções
open source. Se há algum plugin para a criação de geotiff com
características específicas. Ou outra solução que me possa ser sugerida.

Tenho os desenhos em CAD, SHP e PDF.

Inclusivamente já tentei on-line conversores de PDF to tiff (e posterior
georeferenciação do tiff em QGIS) mas que não devolve o tiff com as
características acima 300dpi/3bandas RGB.

Agradeço todas as ajudas que me possam dar.

--
         Lisbeth Christina