[QGIS-pt] Criar Geotiff com 300dpi, RGB (3 bandas) e resolução radiométrica de 8 bits (256 tons)

Bruno Moreira arq.bruno.moreira at gmail.com
Tue Nov 3 01:28:38 PST 2020


Bom dia cara Lisbeth,
não tenho certeza se este processo irá de encontro às expectativas (estou a utilizar para outro fim) mas o pressuposto parece-me compatível por isso avanço esta hipótese; talvez seja possível fazer o que pretende directamente no QGIS, aguardemos mais feedback por parte de outros colegas.

De qualquer forma, o que se passa é que eu tenho necessidade de editar um TIFF georefenciado numa aplicação externa (tipo Photoshop) o que faz com que o TIFF, depois de editado, perca a georeferenciação; mas existe um script em python que permite copiar a georeferenciação de um raster para outro (https://github.com/perrygeo/gdal_utils/blob/master/gis-bin/gdalcopyproj.py <https://github.com/perrygeo/gdal_utils/blob/master/gis-bin/gdalcopyproj.py>).

Ou seja, uma possível solução seria:

1) georeferenciar o TIFF no QGIS e exportar o ficheiro, ainda que sem as características necessárias; por exemplo “errado.tiff”);
2) editar o TIFF numa aplicação gráfica que consiga gravar o TIFF com as características que pretende; por exemplo “correcto.tiff”);
3) utilizar o gdalcopyproj (no terminal de comandos do SO) para copiar a georeferenciação de um ficheiro para outro; o comando é simples:

gdalcopyproj.py errado.tiff correcto.tiff

PS: Não tenho certeza dos inconvenientes desta abordagem no seu caso!

Cumprimentos,
Bruno Moreira.


> No dia 03/11/2020, às 08:40, Lisbeth Christina <lisbethchristina  gmail.com> escreveu:
> 
> Bom dia colegas,
> 
> Hoje venho expor uma dificuldade que tenho. Trabalho num Município e entre outras coisas pede-se parecer e remete-se informações a entidades externas, entre elas a CCDR-N. Esta entidade exige-nos que para publicação no DR lhe sejam emitidas as plantas em formato geotiff - uncompressed - resolução a 300dpi, resolução espectral RGB (3 bandas) e resolução radiométrica de 8 bits (256 tons) por cada banda espectral, e respetivo tfw. O ficheiro deverá estar georeferenciado em PT-TM06/ETRS89.
> 
> Inclusivamente explicam como proceder em ArcGis: executar a função de renderização com "force RGB".
>  
> Atendendo que não dispomos da ferramenta de ArcGis tenho-me "desenrascado" utilizando a versão free do Global Mapper. Porém já instalei tantas vezes a versão free deste que já não consigo trabalhar mais com o mesmo em nenhum dos meus computadores.
> 
> Assim, gostaria de perceber se alguém tem como contornar isso com soluções open source. Se há algum plugin para a criação de geotiff com características específicas. Ou outra solução que me possa ser sugerida.
> 
> Tenho os desenhos em CAD, SHP e PDF.
> 
> Inclusivamente já tentei on-line conversores de PDF to tiff (e posterior georeferenciação do tiff em QGIS) mas que não devolve o tiff com as características acima 300dpi/3bandas RGB.
> 
> Agradeço todas as ajudas que me possam dar.
> 
> -- 
>          Lisbeth Christina
>       ------------------------------
>          
> 
> _______________________________________________
> QGIS-pt mailing list
> QGIS-pt  lists.osgeo.org
> https://lists.osgeo.org/mailman/listinfo/qgis-pt

-------------- próxima parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: <http://lists.osgeo.org/pipermail/qgis-pt/attachments/20201103/ea251908/attachment-0001.html>


More information about the QGIS-pt mailing list